É verdade! E ao contrário do que Axl Rose pregava por aí, aconteceu (ainda) nesta vida. Nesta sexta-feira (1º), cerca de 400 pessoas testemunharam a reunião de Axl, Slash e Duff McKagan na linha de frente do Guns N’ Roses após 23 anos em um pequeno concerto no Troubadour, em West Hollywood, Califórnia. Ao lado do trio, estiveram o tecladista Dizzy Reed, o guitarrista Richard Fortus e o baterista Frank Ferrer.
Como surpresa, no lugar de Chris Pitman apareceu a tecladista/DJ Melissa Reese, que tem muitas composições em trilhas de videogames, além de projetos musicais com Brain Mantia e Buckethead. Melissa é uma artista urbana que estudou voz clássica e piano desde a adolescência.
Outro grande mistério era sobre quem assumiria a bateria. Apesar das especulações dos últimos dias, Steven Adler não apareceu como convidado especial. E nem Matt Sorum, que substituiu Adler no Guns N’ Roses, e gravou os álbuns multiplatinados “Use Your Illusion I” e “Use Your Illusion II” (ambos de 1991) e “The Spaghetti Incident” (1993).
A apresentação mais que especial contou com várias personalidades na plateia como Jared Leto, Jim Carrey, Lenny Kravitz, Chris Brown, Nicolas Cage, Norman Reedus, Kate Hudson, Bradley Cooper, David Arquette, Andrew Dice Clay, Colin Hanks e Jesse Hughes (Eagles of Death Metal). Já passava da meia noite quando a banda arrancou com “It’s So Easy” e “Mr. Brownstone”, dois dos muitos clássicos de “Appetite For Destruction” (1987).
A apresentação no Troubadour se manteve quente em clima de devoção. Axl Rose chegou a fazer piadas sobre o antigo empresário da banda, Doug Goldstein, e o comparou ao polêmico candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump. Em janeiro, Goldstein concedeu entrevista a uma rádio e falou poucas e boas sobre o cantor. O show seguiu em frente, e a animação era tanta que Axl chegou a rasgar as calças logo na terceira música, mas ao contrário de Lenny Kravitz (que estava presente e passou pelo mesmo infortúnio no ano passado), o vocalista deu a volta por cima como se nada tivesse acontecido.
Horas antes do concerto, o Guns N’ Roses anunciou as datas da turnê norte-americana. Os shows acontecerão em estádios e a primeira apresentação está marcada para 23 de junho no Ford Field, em Detroit. Até o momento,o último show acontecerá em 22 de agosto, em San Diego.
O nome da turnê, “Not In This Lifetime”, refere-se (aparentemente) a uma resposta que Axl Rose deu a um camera man do site TMZ em 2012. Quando perguntado se haveria alguma chance do Guns N’ Roses fazer uma turnê de reunião com o line up completo, o cantor respondeu: “Não nesta vida”.
SETLIST:
O setlist final foi um pouco diferente do que foi divulgado previamente, com “Chinese Democracy” entrando após “Rocket Queen” e as faixas “Live And Let Die”, “New Rose” e “Seeker” não sendo apresentadas. O destaque fica por conta de termos Slash tocando pela primeira vez a faixa “Better”, lançada no álbum “Chinese Democracy” (2008).
1. It’s So Easy
2. Mr. Brownstone
3. Welcome To The Jungle
4. Double Talkin’ Jive
5. Rocket Queen
6. Chinese Democracy
7. You Could Be Mine
8. The ‘Godfather’ Theme (Slash solo)
9. Sweet Child O’ Mine
10. Better
11. Knockin’ On Heaven’s Door
12. My Michelle
13. Nightrain
14. Paradise City